sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Gentileza que Gera Tristeza.




No último fim de semana eu perdi o meu pai.
Ele não estava doente, foi acometido de uma parada cardíaca enquanto dormia e não acordou mais.
Os meus pais estavam separados desde que eu tinha 7 anos, praticamente desde sempre, sabe? Mas nós costumávamos nos ver, telefonar, trocar correspondências, estávamos sempre presentes um na vida do outro de alguma forma.
Ele não era o pai que eu queria que fosse, mas eu também não era a filha que gostaria de ser. O nosso relacionamento não era dos sonhos, ou melhor, dos meus sonhos. Mas era muito bom, e infinitamente melhor do que não tê-lo nunca mais. E isso é o pior, saber que nunca mais irei vê-lo, ouvir aquela voz chamar meu nome, rir daquelas piadas que só ele tinha pra contar, conversas sobre Lindsay Lohan com um tom de 'não seja como ela!', nem mesmo vou precisar prestar atenção em alguma coisa do Bahia pra comentar com ele sobre o seu time, mesmo nem dando a minima pra futebol. Nunca mais.
A dor da perda é devastadora, e ao mesmo tempo surreal.. É como se não fosse verdade, talvez uma não aceitação do fato.
Não, não têm palavras que possam realmente confortar. E algumas delas melhor que nem fossem ditas.
Se vc realmente gosta, considera alguém que passou por alguma perda evite aquela cara triste acompanhada do"sinto muito", "meus sentimentos" e nunca, nunca diga "meus pêsames", não tem nada pior que ouvir estas duas palavras neste momento. É voltar a ver a cena do caixão com um mega NUNCA MAIS pra te desmoronar mais uma vez. Apenas dê um abraço, sabendo que a outra parte vai querer demorar nele pelo maior tempo possível e diga algo como "conte comigo". Procure algo pra ajudar a espairecer, leve algum "agradinho", proponha um passeio leve (nada tão divertido demais, porque a culpa não deixa e entristece também).
Com essa perda imensuravelmente horrível aprendi que existem tantas coisas realmente importantes, e tantas outras tão bobas pelas quais a gente costuma se chatear e até sofrer que me senti até ridícula de lembrar de alguma delas. É tão menor, tão mais bobo! Nem se compara. Nada compara.
Eu não sei como vai ser daqui pra frente, não sei até quando essa dor vai permanecer, mas já pude perceber que a gentileza só faz atrapalhar, prefiro o coração. Percebi que quem gosta de verdade, quem se importa não diz aquelas frases clichês "por educação", mas diz com o coração o que aquele coração arrasado precisa pra se recompor.

" I'll hold you in my heart forever
I'm so thankful for the moments
I'll always remember you"